Pergolado é uma armação formada por pilares e vigas paralelas e vazadas.
Mais utilizados nas áreas externas, os pergolados criam uma sintonia com os elementos que estão a sua volta. São mais vistos em jardins, varandas, quiosques e áreas de lazer e descanso, tornando um espaço mais aconchegante. São ótimos para sombreamento e ar fresco, sem pesar o ambiente.
Atualmente estão sendo utilizados como extensão de fachada, criando uma intermediação entre o interno e externo.
Os pergolados convencionais até então eram os de madeira, porém existem outras opções como alvenaria, ferro, alumínio e o concreto, que não exige manutenção constante.
Normalmente os pergolados não possuem cobertura, são recobertos por plantas ornamentais.
Hoje pode ser visto muitos modelos de pergolados com cobertura. Pode ser feita de vidro, acrílico ou telha transparente, assim não se perde o efeito que o pergolado oferece, protegendo contra chuvas e raios de sol.
Quanto menor o espaçamento entre as vigas, maior proteção contra o sol.
A paisagista Marisa Lima lembra que, na hora de implantar uma pérgola, três preocupações são importantes. A primeira é certificar-se de que os pilares suportam o peso do conjunto (viga e eventuais coberturas e plantas). Além disso, recomenda-se que os pilares estejam apoiados sobre sapatas de concreto, mais estáveis. Por fim, é fundamental que o projeto e a execução sejam feitos por profissionais com experiência reconhecida.
Veja agora algumas imagens para se inspirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário