terça-feira, 19 de novembro de 2013

Geometria na decoração

Quer criar ambientes originais, aposte na geometria.
Desde a Idade da Pedra que humanos decoram suas habitações. De paredes a utensílios de cerâmica, era fascinante a forma como era usada, com muita originalidade.


E isso volta com tudo nos dias de hoje, tanto em roupas como na decoração.

Um pouquinho da história:

A Grécia antiga consagrou, por exemplo, as faixas de padronagem que ficaram conhecidas como "gregas", e os romanos desenvolveram geometrismos marcantes em seus mosaicos.

 




O islamismo contou com o conhecimento de astrônomos e matemáticos para criar padronagens ornamentais intricadas baseadas em figuras simples como círculos, quadrados e triângulos.
A influência islâmica chegou à Europa por meio das invasões mouras na península ibérica, por um lado, e pela proximidade do império bizantino, de outro. Na Itália, o geometrismo decorativo atingiu seu apogeu com o chamado estilo "cosmatesco", no século 12. O uso de padrões policromáticos e geométricos fortemente inspirados nos arabescos islâmicos que caracterizam essa arte se espalhou por todo o continente, chegando até a Inglaterra, onde foi usado, por exemplo, no piso da Abadia de Westminster.


Durante o Renascimento, a geometria ganhou um novo significado, com a arquitetura simétrica e fortemente inspirada nas formas clássicas. Padronagens geométricas também podem ser observadas em pinturas, nos tecidos e objetos de decoração retratados na ambientação das cenas, ou para realçar efeitos de profundidade e perspectiva.
No Século 20, o art déco e a escola Bauhaus foram as responsáveis por resgatar o uso das formas geométricas e apresentarem um novo conceito de uso que segue até hoje.

Decoração

Aqui vale a criatividade para compor o ambiente. Se você quer um ambiente mais discreto, deve optar por utilizar apenas uma forma, caso contrário, abuse da criatividade e brinque com as formas, o resultado pode ser incrível. Só precisa tomar cuidado com o excesso para não sobrecarregar a aparência do ambiente.
Para deixar o ambiente mais moderno, procure fugir do padrão e ir além de formas básicas como quadrado e círculo. Tons de preto e branco deixa o ambiente mais moderno, é ideal para apartamentos e quartos masculinos.
Se não quiser usar revestimento (papéis de parede, azulejos) pode ficar só nos detalhes que estão presentes em tecidos, almofadas, mantas, cúpulas de abajur, utensílios de cozinha entre outros. Assim você permanece com a decoração em dia, sem problema de errar.


























Um comentário: