sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um pouquinho dos designers... cont 1

Carlos Motta



Arquiteto de formação, preserva as características de ateliê de seu trabalho. Foi morar um ano na Califórnia para estudo de técnicas construtivas em madeira e ferro, e em 1978, na Vila Madalena inicia o Atelier Carlos Motta. Pronto para projetar qualquer coisa que o cliente queira em madeira. Suas criações pedem pouca pesquisa formal e mais estudo sobre a madeira. "Faço projetos de mobiliário brasileiro atual, muito honesto, sem pretensões a vanguarda", define ele. Com mistura de influências brasileiras, escandinavas e norte-americanas, todas voltadas para a simplicidade. Possui vários produtos em linha, como mesas, camas, aparadores, escrivaninhas, armários, objetos e principalmente cadeiras, sua paixão declarada.


Charles Eames e Ray Eames


Charles Ormond Eames, Jr e Bernice Alexandra "Ray" Eames foram um casal de designers norte-americanos, autores de contribuições significativas e notáveis para a arquitetura e mobiliário modernos, com uma vasta obra nos campos do design gráfico e industrial, belas artes e cinema.
Charles Eames nasceu em 1907 em St. Louis, Missouri. Ele freqüentou a escola lá e desenvolveu um interesse em engenharia e arquitetura. Em 1929, ele se casou com sua primeira esposa, Catherine Woermann (eles se divorciaram em 1941), e um ano mais tarde nasce sua filha Lucia. Em 1930, Charles inaugura seu próprio escritório de arquitetura. Charles muda-se com a sua família em 1938 para o Michigan de modo a prosseguir os estudos de arquitetura na Academia de Arte de Cranbrook, onde ele se tornou chefe do departamento de design.
Ray Kaiser Eames nasceu em Sacramento, Califórnia, no meio da segunda década do século. Ela estudou pintura com Hans Hofmann, em Nova York, antes de passar a Cranbrook Academy, onde conheceu e ajudou Charles e Eero Saarinen em preparar projetos para o Museu de Arte Moderna.
Charles e Ray se casaram em 1941 e se mudou para a Califórnia, onde continuou seu trabalho de design de móveis com madeira de moldagem.

Eero Aarnio



Designer Finlandês, estudou arte na universidade de arte e design de Helsinki entre 1954 e 1957. Em 1962, montou seu escritório e desde então passou a atuar como designer de interiores e de mobiliário. Conhecido por seu mobiliário inovador nos anos 60, em especial pelas cadeiras de plástico e fibra de vidro. Em 1967 recebeu o American Industrial Design Award pelo design da cadeira Pastil, em fibra de vidro, que por flutuar, pode ser usada inclusive na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário