segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tapetes

Muito usado na decoração, é uma peça que deve ser comprada nas etapas finais, e com muito cuidado. É preciso saber qual o devido local será usado e o tamanho certo a ser comprado. O modelo depende do gosto do morador, mas deve levar em conta o ambiente inserido e o clima da região.
Além da beleza, o tapete proporciona conforto, aconchego e calor, também protege o piso e disfarça as imperfeições da superfície. Funciona também como isolante acústico, pois amortece os ruídos.
Se usado da maneira correta, pode servir para delimitar espaços. A cor é muito importante também, pois cria efeitos na decoração.





Quanto ao tamanho, o ideal é que permita colocar todos os  móveis do ambiente dentro dele. "Quanto maior melhor" segundo Alfredo Oliveira, diretor de criação da Punto e Filo "não existe nada pior do que tapete na proporção errada". Em uma sala de jantar o ideal é que as cadeiras fiquem dentro do tapete quando em uso, podendo assim se movimentar com conforto.










Tapetes redondos são muito usados em hall de entrada, quartos de crianças ou para valorizar um ponto focal. 






Tipos de tapetes:

Buclê (ou Boucle): de aspecto compacto, pêlo largo enrolado, ideal para todos os tipos de ambientes, principalmente. Produzido 80% lã e 20% algodão, é muito confortável;
Alto Trânsito: são utilizados em escritórios e comércios. Possuem pêlo curto e fáceis de limpar. Ideais para quem tem bicho de estimação;
Pêlo Cortado: similar ao buclê, mas com o cachinho cortado.
Patchwork: geralmente de couro, são ideais para casas rústicas.
Fibras naturais: de coco, sisal, lã e seagrass (de algas).
Tapetes com Relevo: confeccionados, geralmente, em cor única, apenas com desenhos formados pelas diferenças de altura do pelo. Por serem neutros, combinam com qualquer estilo de decoração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário