quinta-feira, 5 de março de 2015

Técnica de pintura - Pontilhismo

Bom dia,
hoje vou falar um pouco sobre arte, mais especificamente sobre pontilhismo.


O pontilhismo surgiu na França em meados do século XIX com tendências impressionistas A técnica consiste na pintura com a utilização de pontos coloridos bem próximos uns dos outros sem deixar espaços brancos, dando um toque de realidade e justaposição, ocasionando aos olhos de quem vê uma mistura de imagens e cores.

Obras de George Seraut e Paul Signac impulsionaram o pontilhismo como técnica e o Divisionismo como teoria baseando-se em estudos científicos do químico Michel Chevreul cuja obra De la loi du contraste simultané des couleurs (Da lei do contraste simultâneo das cores), publicada em 1839, demonstra que cada cor ao lado de outra, sem serem mescladas, têm sua aparência original modificada.

Muitos artistas encantados com a técnica do pontilhismo resolveram adotar o método em seus trabalhos e tiveram grandes destaques, foram eles: Georges Seurat, Edgar Degas, Paul Signac, August Renoir e Vincent Van Gogh. No Brasil também tivemos artistas que adotaram a técnica, entre eles estão Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa e Guttmann Bicho.

Segue abaixo algumas imagens

The Siene at la Grande Jatte 1888
Georges Seurat

Sunday Afternoon on the Island of la Grande Jatte 1886
Georges Seurat
The Pine Tree at St. Tropez, 1909

Paul Signac

Le Boulevard De Clichy La Neige

Paul Signac

"Sun Flower" 
Vincent Van Gogh


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário